Organizar Workshops em uma Casa de Carnes não é bem uma tarefa fácil, já que são muitas as variáveis envolvidas no processo. É que para promover um evento impecável é preciso coordenar fornecedores, definir logísticas, treinar equipes e buscar causar uma boa impressão nos convidados.
Mas apesar de representar um desafio, o Workshop em Casa de Carnes pode ser uma excelente oportunidade para donos de açougues que desejam aumentar suas vendas enquanto se posicionam como autoridades no mercado.
As vantagens valem o esforço, e por isso, criamos este mini manual de como você pode promover o seu negócio com a oferta de Workshops! Confira:
Vantagens da oferta de um Workshop para a sua Casa de Carnes
Se você é dono de açougue, provavelmente já entendeu que com a alta competitividade do mercado, sua empresa precisa de diferenciais para se destacar no mercado.
Um evento corporativo do tipo Workshop pode ser um desses diferenciais: ele é uma ótima forma de estreitar o relacionamento com clientes, fornecedores, e funcionários, gerando novas oportunidades de parcerias e vendas.
O mais interessante é que em um Workshop você pode faturar com a venda de carnes, com a venda de produtos adjacentes (como espetos para churrasco, temperos, molhos, cursos, e etc.), e com o próprio evento, com a cobrança de ingressos.
Como promover um Workshop em sua Casa de Carnes
Na hora de começar a planejar um Workshop, as muitas dúvidas aparecem: Onde realizar? Como calcular as quantidades de comida e bebida? Quem convidar?
Para responder a estas perguntas, começamos os pontos mais importantes:
Liste os objetivos
É muito importante ter os objetivos bem definidos para garantir um evento lucrativo, que supere as expectativas.
Para isso, é importante responder pontos como:
- Onde que a minha Casa de Carnes quer chegar com esse evento?
- O que o meu evento gera de valor aos participantes?
- Qual o principal diferencial do meu evento?
- Quem serão os participantes e quais são as principais demandas deles?
- O que cada um dos participantes espera desse evento?
- Como posso surpreender e, ao mesmo tempo, entregar tudo aquilo que os participantes esperam?
- Quem são os fornecedores ideais para atuar nesse evento?
- Entre outros.
Comece o planejamento com antecedência
Além de listar objetivos, é necessário pensar em tudo com tempo adequado para as ações. Eventos idealizados de última hora tendem a ter problemas, erros e ainda sair mais caro do que o esperado.
Faça parcerias com bons fornecedores
É improvável que você consiga fazer um evento inteiramente sozinho, por isso, você vai ter que estreitar o relacionamento com os fornecedores do seu evento. Converse antecipadamente com as empresas responsáveis por cada aspecto do seu Workshop, desde as carnes, aos instrumentos, chefes, sonorização, cenários, e etc.
O seu Workshop só vai acontecer como o planejado se cada um dos fornecedores cumprir o papel de entregar um produto ou serviço dentro das condições acordadas, com qualidade e dentro do prazo. Portanto, escolha fornecedores confiáveis, como a Bom de Brasa.
Monte um cronograma
Depois de estabelecer objetivos e fornecedores, é hora de desenhar um cronograma completo do seu Workshop.
Esse planejamento deve prever o processo de montagem de mobiliário e a aparelhagem contratados, chegada de equipes, tempo de cada atividade, processo de desmontagem, e tudo mais que garanta um evento funcionando ao final em perfeitas condições.
Tenha um orçamento controlado
Um importante fator para o sucesso do seu Workshop é a criação de um orçamento com limites de gastos e investimentos disponíveis para a organização do evento. Esse ponto ajuda nas tomadas de decisões.
O ideal é que você tenha um valor que represente o seu custo ideal, com estimativas de gastos e a partir daí, que você acompanhe o processo atualizando os valores para assegurar-se de que o que foi investido está dentro do orçamento estabelecido.
Escolha uma boa data
A data adequada do seu Workshop em Casa de Carnes pode ter grande impacto no sucesso do evento. O dia ideal vai depender do perfil específico do seu público alvo, mas existe o bom senso em relação à datas comemorativas.
Não é recomendável, por exemplo, organizar um Workshop muito próximo a datas tradicionais — como carnaval, Black Friday, Cyber Monday, Natal ou Ano Novo. Isso porque, nesses períodos, as pessoas costumam ter dezenas de compromissos e têm a sua disponibilidade comprometida.
Divulgue o seu Workshop
Se ninguém souber do seu evento, dificilmente ele terá uma boa adesão do público. A verdade é que as pessoas só se interessarão se souberem da existência do evento.
Portanto, planeje também estratégias de divulgação do seu Workshop. Se preciso for, contrate profissionais de marketing que saberão se aproveitar bem das vantagens e diferenciais do seu negócio para promoverem ao público-alvo.
Finalmente, lembre-se que a comunicação de toda a divulgação deve ser direcionada àquelas pessoas que têm o perfil desejado para o seu evento. De nada adiantaria, por exemplo, divulgar o seu Workshop para pessoas com restrição alimentar em relação à carnes.
Trabalhe com uma equipe eficiente
Treine a sua equipe para que o seu time possa ajudar você durante o evento.
Busque vendedores com objetivos e expectativas semelhantes e habilidades complementares às da sua Casa de Carnes, para que eles consigam transmitir a essência da sua marca.
Busque ouvir e aprender com os feedbacks
Depois de promover o evento, converse com os participantes para entender quais foram os pontos positivos e o que merece destaque quanto o assunto for experiências que podem melhorar e que merecem uma atenção especial nos próximos eventos.
Os feedbacks (positivos ou não) servirão de norte e orientarão você sobre os próximos eventos.
Acompanhe métricas e resultados
Finalmente, vale ressaltar o quanto o acompanhamento de métricas e resultados é fundamental. Busque entender qual é ROI do seu evento para saber se o seu Workshop gerou retorno ou não. Isso ajudará, e muito, nos próximos planejamentos.
O ROI mede o Índice de Retorno de Investimento. É uma métrica que aponta se o seu evento teve ou não lucratividade, e quanto você ganhou de volta em cada valor investido.
Concluindo
Como deu para perceber, um Workshop pode trazer muitos benefícios para a sua Casa de Carnes, e ainda pode funcionar como excelente estratégia de diferenciação e posicionamento de marca. Agora é pegar nossas dicas e colocá-las em prática!