Trabalhar com o ramo alimentício é fazer parte de um dos maiores setores no Brasil. Aliás, o mercado apresenta uma perspectiva de crescimento para os próximos anos já que o nosso país continua entre os maiores produtores de carne do mundo, principalmente frango e gado.

Exatamente por trabalhar no mercado alimentício, e com produtos perecíveis, donos de açougues e casas de carnes precisam gerir rigorosamente o negócio. Sem um controle responsável de todos os aspectos do negócio, os gestores correm o risco de obterem grandes prejuízos. 

A importância de uma boa Gestão para a sua Casa de Carnes

A sua casa de carnes não se resume somente venda e compra de mercadorias, certo? A rotina envolve atendimento ao cliente, manutenção, limpeza do espaço, controle financeiro e gestão de funcionários. O estoque de uma casa de carnes também conta com variados produtos de origem animal, o que gera uma preocupação com a infraestrutura do ambiente. Esses são só alguns dos pontos que comprovam o quanto o bom gerenciamento de uma Casa de Carnes é fundamental para a saúde do negócio.

Com a boa gestão, você tem capacidade de entender o status de vários setores do seu negócio, como: 

  • Compras: assim você acaba com o desperdício, já que com uma boa gestão, você entende o quê, quando e quanto comprar.
  • Perdas: ao fazer um bom gerenciamento, você consegue identificar e eliminar perdas no fracionamento e comercialização dos produtos.
  • Caixa: a gestão ajuda você a conciliar vendas, seja elas feitas em dinheiro ou cartão de crédito. Assim, você não perde dinheiro com taxas e falta de repasse, e tem segurança no fechamento de caixa com relatório de conferência.
  • Funcionários: a boa gestão garante que os funcionários recebam em dia, com os bônus que você providenciar.
  • Estoque: finalmente, você também consegue fazer um inventário de estoque em qualquer intervalo de tempo (aumentando o controle e reduzindo perdas);

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão, listamos algumas dicas de gerenciamento para a sua casa de carnes:

1 – Invista em um software de gestão

Fazer o controle do seu negócio apenas com anotações manuais ou planilhas é muito arriscado e você está suscetível a erros e até mesmo perda de dados. Com um software, você tem todas as informações sobre sua casa de carnes organizadas e acessíveis. Sem contar que é possível cruzar dados, e manter o controle de estoque, a gestão financeira, as vendas, o controle de funcionários e todas as outras atividades do negócio em um só lugar, de forma totalmente integrada. Assim, você otimiza a tomada de decisões e ganha tempo para a criação de estratégias.

2 – Analise os dados corretos

De nada adianta ter um software de gestão, ou manter o controle das informações do seu negócio se você não analisa os dados corretos. Quando você olha para o seu negócio de maneira analítica, você consegue entender como gerenciá-lo da melhor forma.

Confira alguns dados que são estratégicos para avaliação da sua Casa de Carnes:

  • Gestão de Vendas no PDV: você precisa fazer o controle do lançamento das vendas de carne, da emissão de notas fiscais e recibos, movimentações de dinheiro e muito mais. Só assim você acompanha com eficiência a lucratividade do seu negócio.
  • Gestão de vendedores: Avalie os resultados de cada funcionário. Só assim você tem o controle de comissões e pagamentos da equipe do seu negócio. Você também pode cadastrar listas de preço específicas, analisar o resultado de cada funcionário e muito mais.
  • Orçamento e propostas: Analisar orçamentos também deve fazer parte da rotina da sua casa de carnes, uma vez que é dessa forma que você consegue otimizar seus gastos e economizar nas suas compras. Um cadastro de fornecedores é fundamental, para você priorizar os conhecidos e deixar de lado os que não são do agrado do público. Com as cotações dos vários fornecedores centralizadas em um só lugar, você mantém um histórico completo para comparações.
    Aproveite para ler: Como avaliar e escolher um fornecedor de carvão
  • Cadastro de clientes: Centralize o cadastro dos seus clientes e entenda se você tem crescido em sua cartela, se você tem perdido consumidores, e também qual é o fluxo de compra deles. Além disso, manter o cadastro dos seus clientes atualizado vai ajudar você a manter contato para enviar ofertas, lembretes e muito mais. 
  • Controle financeiro: Analisando o seu fluxo de caixa, você consegue entender quanto seu açougue fatura por mês, com acompanhando as entradas, saídas e todo o fluxo financeiro.  Você também precisa acompanhar seus valores a receber e a pagar para não deixar as finanças desequilibradas. Isso vai te ajudar na hora do planejamento e nas tomadas de decisão.
  • Controle de estoque: Você precisa manter seu estoque organizado e sempre atualizado no sistema, evitando produtos parados e prejuízos com mercadorias vencidas.  

3 – Diversifique o catálogo de produtos

Outra dica importante de gestão é em relação aos seus fornecedores e aos seus produtos. Diversificar o catálogo de produtos é oferecer aos consumidores mais comodidade, já que o cliente atual não quer visitar diferentes estabelecimentos comerciais para comprar o que precisa. Ele dá preferência para estabelecimentos em que eles consigam encontrar tudo em uma única visita, com produtos de qualidade e de fornecedores de confiança. 

Sem contar que um catálogo de produtos diversificado ajuda o seu negócio a crescer em ticket médio. Além das carnes e do carvão, por que não oferecer molhos, temperos, lenhas, wood chips, sal grosso, pão de alho, variedades de queijo, fósforos e acendedores? 

Vale lembrar que a ação de diversificar o mix, pode fazer com que sua casa de carnes se torne referência na sua região, principalmente para aqueles que buscam produtos diferenciados. E claro, por parte do cliente, ele encontra tudo que precisa e sai satisfeito.

Na hora de diversificar, procure fornecedores confiáveis, como a Bom de Brasa, que oferece um catálogo de produtos pensada no consumidor. Assim, você garante um cliente um negócio saudável. 

Agora é sua vez! Não esqueça também que a gestão envolve também uma atenção especial no bom atendimento, organização,  e divulgação do seu negócio. Coloque em prática as nossas dicas e veja seu faturamento crescer! 

 

seja um revendedor