Você já deve ter visto por aí uma série de posts com dicas de como vender mais. Aliás, aqui mesmo em nosso portal nós já publicamos um e-Book com vários Insights para você aumentar o seu faturamento.
Mas hoje nós resolvemos listar 7 ações que deixam sua casa de carne SEM clientes. Isso mesmo, hoje você vai entender quais são os erros que atrapalham o sucesso da sua casa de carnes e o que você pode fazer para remediar todas as situações.
Leia com atenção e veja o que você pode fazer para corrigir as ações o quanto antes!
Erros que você está cometendo em sua casa de carne
Muitos donos de casas de carne se frustram pela lentidão no alcance de resultados, na aquisição de novos clientes, ou pelas dificuldades em tornar o negócio sustentável. Se este é o seu caso, você pode estar praticando uma dessas ações sem perceber:
1 – Falta de Divulgação
Se “a propaganda é a alma do negócio”, você há de concordar que não basta abrir as portas da sua casa de carnes e ficar esperando as vendas caírem do céu. A verdade é que se você não investir em divulgação, o público pode nem saber que a sua loja existe…
Ignorar o potencial de uma boa divulgação é um erro que infelizmente muitos gestores cometem. No entanto, uma boa estratégia de marketing pode trazer resultados excelentes e impactar positivamente em suas vendas.
Portanto, invista em divulgação! Existem muitas formas de publicidade que a sua casa de carnes pode tentar: você pode marcar presença na internet investindo em redes sociais, criar seu perfil no Google Meu Negócio, pensar em publicidade off line e muito mais. Use e abuse da criatividade, insira a sua marca onde o seu público-alvo está e colha os frutos de um bom plano de comunicação.
2 – Problemas com atendimento
Além da falta de divulgação, outro problema recorrente em casa de carnes é o atendimento ineficiente. E acredite: não adianta nada ter um excelente produto e investir milhões em publicidade se você peca no atendimento. Ao mesmo tempo, não adianta oferecer vários canais de atendimento se você não dá conta deles ou se a comunicação com o cliente for ruim.
Portanto, invista no treinamento da sua equipe e tome o cuidado de oferecer um atendimento encantador, com foco na experiência memorável do cliente. Além disso, invista em canais que vão além do ao vivo, como e-mail, telefone, chat, Facebook, SMS, Whatsapp, Skype, e etc, se fizer sentido.
No entanto, tome cuidado para manter a qualidade em todos os canais de comunicação, já que mais do que quantidade de centrais de atendimento, o consumidor espera agilidade na resposta, linguagem adequada, informação correta e resolução de conflitos com eficiência.
3 – Falta de Informações para o cliente
Outro ponto que pode estar impactando negativamente em suas vendas é a falta de informações facilmente acessíveis sobre a sua casa de carne.
Isto porque os dados institucionais, de contato e horários de atendimento são essenciais para mostrar a seriedade do seu negócio. É por meio destas informações que o cliente passa a confiar em você, já que ele saberá como contactá-lo caso haja algum problema ou situação inesperada. Se em sua loja física e em seus canais virtuais você não oferece campos de informação de contato ou se estão em difícil acesso, mude isso agora.
Tenha a certeza que o seu cliente sabe como entrar em contato com você, até porque, esse relacionamento pode ser vantajoso na hora de receber feedbacks, dúvidas, reclamações, elogios e sugestões.
4 – Sem diversificação de mix de produtos
Muitos donos de casas de carnes tendem a concentrar seus esforços em apenas um tipo de produto, esquecendo da oportunidade que os produtos aderentes representam.
Indo além das carnes (peixes, suínos, aves, cortes raros), você pode, por exemplo, vender itens de cozinha (conjuntos de talheres), molhos, livros de receitas e muito mais. A diversidade pode fazer com que suas vendas aumentem muito.
5 – Higiene do local e dos colaboradores
Outro ponto essencial que impacta diretamente no número de vendas é a higienização do ambiente e dos colaboradores, especialmente no seu ramo de carnes. Se o seu estabelecimento é desleixado e não se preocupa com a segurança do alimento vendido, é bem provável que você vai perder muitos clientes.
Para que sua casa de carnes consiga atingir um bom nível de vendas, é fundamental identificar as melhorias em termos de ambientação, uniforme, e bons hábitos dos colaboradores, e estabelecer uma rotina contínua de qualificação e treinamento para aprimorar técnicas de limpeza e higiene. O consumidor de hoje anda cada vez mais consciente e preocupado com os impactos de um bom armazenamento dos alimentos, da conservação e da procedência. Se você não presta atenção nisso, vai acabar ficando para trás.
6 – Produtos sem qualidade
Além dos cuidados com o ambiente, não poderíamos deixar de mencionar os cuidados com o produto em si. Sem excelência, o fracasso em vendas é praticamente inevitável, especialmente no setor alimentício.
Atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente quanto a certificação de qualidade de uma carne. Quando ele não consegue garantir a procedência, ele provavelmente vai deixar a sua casa de carnes de lado e buscar o concorrente.
7 – Fachada
Finalmente, se você não está dando a devida atenção para a fachada da sua Casa de Carnes, é bem provável também que você esteja perdendo vendas. Uma frente de loja bem produzida, limpa e atraente passa seriedade e confiança para o público, funcionando como um cartão de visitas chamativo para quem passa perto do seu estabelecimento.
Sem contar que o consumidor forma a primeira impressão sobre um negócio quando passa em frente da fachada. Em um mercado bastante competitivo, prestar atenção na fachada pode ser o diferencial competitivo que vai resultar em novos clientes.
E estas são as 7 ações que resultam em uma casa de carnes sem clientes. Você está cometendo algum desses erros? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!