A lenha para defumação possui algum tipo de veneno ou agrotóxico? Fique tranquilo: não tem! E nesse texto te explicamos o motivo.

Os churrasqueiros de plantão hão de concordar: o sucesso do churrasco começa com a escolha dos elementos do fogo! Da lenha ou madeira bruta, do calor das brasas, da fumaça que defuma e dá aromas inconfundíveis aos cortes das carnes, até mesmo à escolha da carne: todos os elementos convergem para um bom churrasco, ou defumação de receitas.

É por isso que a escolha da lenha é uma preocupação de muitos. Por conta da forma como as árvores são cultivadas, muitos se perguntam se há resquícios de pesticidas ou praguicidas na madeira, e se isso pode ser prejudicial de alguma forma. Afinal, será que a lenha é segura ou possui venenos? A lenha frutífera para churrasco é 100% natural? É o que vamos descobrir agora.

IMPORTANTE: JAMAIS use lenha tratada com químicos para churrasco ou lareira, e também JAMAIS queime lenha ou carvão em lugares fechados. Isso pode levar a sérias consequências, inclusive a morte.

De onde vem a lenha para defumação ou para churrasco? Ela é segura?

Antes de falar sobre lenha 100% natural, é importante passar por uma pequena introdução acerca do assunto “lenhas”.

Você pode procurar basicamente duas coisas em uma lenha para churrasco: calor e sabor. Algumas lenhas vão ser melhores para te fornecer calor, outras para te fornecer sabor, e algumas lenhas podem te fornecer as duas coisas.

As lenhas formam dois grandes grupos: “duras” e “macias”, ou como dividem os americanos, hardwoods e softwoods. As hardwoods são, em geral, as Angiospermas (que são frutíferas e normalmente tem a madeira bem densa) e as softwoods são, em geral, as Gimnospermas (que geralmente são pinheiros e não tem madeira tão densa).

As madeiras duras são mais densas e encorpadas, como as extraídas do carvalho, da nogueira, macieira, da cerejeira, da goiabeira e da jabuticabeira que também são denominadas frutíferas. A fumaça gerada por elas dá um sabor mais adocicado, agradável, concentrado e marcante nas carnes. Em geral,possuem propriedades aromáticas para defumar os alimentos .

As madeiras macias são menos densas, como as lenhas extraídas do pinus, e geralmente não são indicadas para defumação pois realmente não tem sabor nem aroma atrativos (como regra geral! O importante é sempre testar e estudar bem antes de sair usando lenhas para defumar), e são mais utilizadas para móveis ou papel e celulose, entre outros usos.

As lenhas para churrasco, então, são as lenhas que vem do grupo das Angiospermas ou “Madeiras duras”, onde as mais densas vão te fornecer calor e sabor, e as mais leves (dentro ainda do grupo “duras”) vão ter mais sucesso em te fornecer sabor do que calor.

O que é uma lenha ecológica?

No comércio há a venda das chamadas lenhas ecológicas como o eucalipto e o pinus. No geral são de regiões reflorestadas, por isso são catalogadas como ecologicamente corretas.

Em geral, toda lenha de uma fonte responsável e renovável, é ecológica e por isso as lenhas frutíferas também são ecológicas, pois vem de pomares que foram retirados para renovação de pomar.

Lenhas de pomares têm agrotóxicos?

As lenhas para churrasco, ou lenhas frutíferas, vem então de árvores frutíferas. E muitas vezes vem de pomares comerciais. E é aqui que a preocupação muito acontece, já que são utilizados defensivos agrícolas nos plantios comerciais de frutas e verduras para que eles não sejam atacados por fungos, insetos, pragas e bactérias.

Mas, a verdade é que usar lenha de frutíferas para defumação é seguro, e existem três motivos principais:

1 – Tempo de carência

O Período de Carência é o número de dias que representa o intervalo entre a aplicação do defensivo agrícola e a colheita, para uso ou consumo seguro do alimento, e que deve estar escrito na bula do defensivo. Este período existe para garantir que no momento da colheita, uso ou consumo, o produto esteja dentro do LMR (Limite Máximo de Resíduos) definido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em monografia específica para cada agrotóxico.

Isso pode ser entendido com um exemplo bem simples: quando você compra uma maçã em supermercado, você come sem preocupações, porque você sabe que não há resíduos prejudiciais de agrotóxicos ou de defensivos agrícolas. Isso acontece por conta do período de carência. O mesmo acontece com a madeira das lenhas.

Aliás, a lenha extraída para churrascos e defumações é ainda mais segura. Além do tempo de carência, normalmente, quando o pomar é retirado para renovação, ele já está há bastante tempo sem receber defensivos pois não está mais produzindo. É praticamente impossível que existam remanescentes de defensivo agrícola num pomar improdutivo.

Ainda, depois de cortada, a lenha fica por meses (normalmente de 3 a 8 meses, até mais) secando para que esteja com umidade padronizada (idealmente abaixo de 20%) e esse período também ajuda a diminuir qualquer remanescente de produtos utilizados no pomar.

2 – Defensivo agrícolas não são colocados nos troncos

É importante mencionar que defensivos agrícolas são caros, e por isso, a maioria deles são aplicados somente e diretamente nas frutas ou nas folhas. Isso quer dizer que raramente são aplicadas na lenha. Se eventualmente um defensivo vai para a lenha é porque ele é um defensivo sistêmico, mas mesmo assim ele tem um tempo de ação e logo desaparece.

3 – Lenhas que ainda têm vida

É bastante fácil encontrar bichinhos como cupim ou brocas em lenhas para churrasco, significando que é um produto in natura. Por um lado isso pode parecer ruim por conta do prazo de validade do item, no entanto, em relação à segurança alimentar, isso é um excelente sinal. Se há vida na madeira é indicativo (mas não o único) de que não é perigoso, embora lenhas que foram tratadas TERMICAMENTE não terão insetos ou pragas (pois morrem com o calor) e ainda assim são seguras e livres de químicos e tóxicos.

Agora que a sua dúvida está esclarecida, é a sua vez! Procure comprar de empresas conhecidas para que você tenha certeza que tem em mãos lenha de qualidade. Aqui na Bom de Brasa garantimos a qualidade e a procedência dos nossos produtos. E para trazer ainda mais essa segurança aos nossos clientes, dê uma olhadinha abaixo em nossas certificações.

IMA

Autoriza o empacotamento e transporte de carvão vegetal, lenha e similares de empresas que se enquadram em suas normas ambientais, como a Bom de Brasa.

IBAMA

Autoriza o uso de recursos naturais, com exploração de madeira, lenha e subprodutos florestais para comércio, uma vez que a empresa está dentro das normas.

certificado abrinq

FUNDAÇÃO ABRINQ

Apoiamos causas que incentivam o desenvolvimento de crianças e adolescentes, combatendo o trabalho infantil. Por isso conquistamos o reconhecimento do selo “Empresa Amiga da Criança”.

top de marketing e vendas ADVB/SC

PRÊMIO ADVB/SC

Reconhecida pela ADVB/SC como uma empresa top marketing e vendas da categoria “indústria”.

ISO 9001:2015

A única do Brasil do ramo com Central de Distribuição Nacional com Sistema de Gestão da Qualidade conforme padrão ISO9001:2015, certificado RINA nº as9298342.

Quer garantir a sua lenha Bom de Brasa? Acesse nossa loja online ou cadastre-se para ser um revendedor.