Você já deve estar ciente de que para atrair novos clientes para a sua casa de carnes, não existe  exatamente uma fórmula mágica: você precisa de pesquisa, estudo e planejamento.

Felizmente, existem algumas ideias e estratégias de marketing que vão oferecer a você as melhores oportunidades do mercado atual. E hoje, nós listamos várias delas neste post:

1. Redes sociais 

Atualmente existem milhares de redes sociais diferentes, cada qual com sua própria particularidade e público-alvo. Para sua empresa gerar vendas por meio de redes sociais, ela precisa investir nas opções que mais têm a ver com sua audiência e com a proposta de negócio da sua casa de carnes.

Uma mulher mexendo no celular

Idealmente, nós sempre sugerimos que donos de casa de carnes invistam em plataformas como o Facebook e o Instagram, já que estas são as redes sociais com o maior número de pessoas inscritas atualmente, e além disso, elas possuem opções facilitadas de investimento para a produção de conteúdo e anúncios pagos. 

Na hora de compartilhar, certifique-se de que o perfil está bem feito e completo, com conteúdos relevantes e ricos. Nestes artigos você pode conferir ideias para a criação de conteúdos para as suas redes sociais:

2. Parceria com influenciadores locais 

As parcerias com influenciadores representam uma outra boa forma de atrair clientes para a sua casa de carnes. Isto porque quando uma marca é associada aos influenciadores certos, parte da audiência do influenciador é convertida em clientes para a empresa.

Faça pesquisas e busque por personalidades da internet que tenham relação com o seu negócio. Quando você já tiver sua lista de potenciais influenciadores, faça contato com eles para falar sobre seus produtos e serviços e veja a melhor maneira de divulgar o seu conteúdo para a audiência cativa do influenciador. 

3. Promova ações de vendas

As ações de vendas em lojas físicas fazem parte das táticas de marketing de varejo que mais ajudam os empresários a aumentarem suas vendas em casas de carnes. E essas promoções podem ser as mais variadas: descontos progressivos, pague 1 e leve 2, desconto por data comemorativa, e por aí vai. Use a criatividade, monte um planejamento que não prejudique seu faturamento e boas vendas!

4. Realize eventos como workshops 

Eventos como os Workshops são excelentes oportunidades de posicionar a sua marca como uma referência no segmento de carnes e açougues. Isto porque você pode compartilhar o seu conhecimento no segmento e a partir daí receber indicações e recomendações.

Mesa cheia de alimentos como temperos e carne

Realize eventos na sua loja, e, sempre que possível, traga a presença de grandes nomes do mercado, como mestres churrasqueiros, por exemplo. Assim, você vai se favorecer do impacto que o influenciador do ramo tem sobre a sua área de atuação, e consequentemente gerar novas vendas.

5. Degustação, oferecendo experiência 

As degustações e outras ações focadas na experiência do consumidor também são excelentes na hora de alavancar as vendas da sua casa de carnes. As degustações permitem que seu público conheça o que está disponível em sua loja, entendam como é a qualidade dos seus produtos e tenha o conhecimento de como usar esses itens no seu dia a dia. Você pode, por exemplo, realizar eventos em seu estabelecimento com opções de cortes para provas, e com chefes que compartilhem dicas de como preparar esses cortes. 

Tábua de carnes

Você pode também mostrar vários produtos em uma única ação, como carne assando, carvão sendo usado e com opções de molhos, temperos e sal, mostrando variedade e qualidade no seu estoque.

6. Panfletagem

A panfletagem é uma ação off line de marketing tradicional, que pode funcionar bastante para mercados e comércios de bairro. Aproveite para colocar nos informativos alguns cupons de desconto! Assim você consegue aumentar o interesse do público e o senso de urgência de compra.

7. Meios de pagamentos 

A cada dia que passa mais e mais consumidores optam pelas opções de crédito e débito, e o dinheiro em mãos tem sido deixado de lado como forma de pagamento. Por isso, a sua casa de carnes precisa estar atualizada, e você precisa oferecer a opção de pagamento com cartões de crédito e débito, VA e VR em diferentes bandeiras. Procure oferecer o que mais se adeque ao perfil do seu público alvo, já que isso também impacta no número de vendas.

8. Atendimento

O investimento na qualidade do atendimento também é essencial para casas de carnes que querem mais clientes.

Atendente de açougue em um balcão

Os funcionários do seu estabelecimento precisam saber como responder as principais dúvidas dos consumidores, oferecendo sempre a informação mais precisa. É importante que a equipe entenda de armazenamento, cortes, churrasco, carnes, temperos, carvões, preços, condições de pagamento, e etc.

9. Cadastre-se no Google meu Negócio

O Google Meu Negócio é um dos serviços empresariais da Google mais interessantes, já que você pode facilmente preencher informações sobre a sua empresa (informações do tipo: nome da empresa, endereço, descrição do negócio, telefone, categoria, etc) para que esses dados sejam disponibilizados na página do buscador. 

Ao realizar o cadastro completo, você terá boas chances de aparecer no Google quando um cliente em potencial digitar no buscador termos como “Açougue” ou “Casa de Carnes”.

10. Higiene do Local

Lidar com alimentos é ter que constantemente buscar aperfeiçoar o espaço para garantir que a higiene do local esteja de acordo com a legislação atual. O seu açougue precisa de uma higiene impecável, com um espaço bem organizado para armazenamento de produtos, para movimentação de clientes e para filas.

Estoque de carne de um açougue

Preste atenção especialmente no balcão de carnes: ele também funciona como um chamariz para os clientes e se ele não estiver visualmente limpo, ele vai afastar consumidores em potencial.

11. Fachada da Loja

A fachada do seu açougue funciona como um cartão de visitas para a sua loja de carnes! Se a sua loja estiver localizada em uma área de alta circulação de pedestres, você vai notar que muitas pessoas se sentem atraídas pelo estabelecimento apenas por passar em frente à vitrine. Tenha sempre isso em mente quando for montar a fachada da sua casa de carnes.

 

Ebook - 20 ações para fazer a sua casa de carnes vender mais

 

Dica bônus: Outra dica bastante importante para atrair mais clientes para a sua casa de carnes é em relação ao seu mix de produtos. Conheça as nossas opções em nosso portfólio e saia vendendo!

Seja um revendedor de produtos Bom de Brasa!